A execução come a estratégia no café da manhã. Muito se fala sobre estratégia no Trade Marketing, mas o que seria da estratégia sem uma execução perfeita no ponto de vendas? Nesses 18 anos de experiência com operações de diversas indústrias, vi de perto muitos casos de sucesso e insucesso por uma execução mal realizada. Aqui, temos dois tipos de “danos”: As ações regulares e as sazonais. Quando falamos de uma ação regular de merchandising no ponto de vendas, ou seja, uma ação de médio e longo prazo, onde podemos ter algumas manobras para mitigar os pontos de oportunidade e quando falamos de uma ação sazonal, muitas vezes de 15 ou 30 dias, onde não há margem para erro e precisamos fazer acontecer nesse período, sem desculpas. Sendo assim, o que podemos fazer para que a execução seja um sucesso, e que toda uma estratégia pensada e planejada muitas vezes por meses não seja fadada ao fracasso?

Temos muitos indicadores, mas aqui, vou focar no ativo mais valioso que temos: O time de campo!

1. A escolha do time: Afinal, é esse time que irá colocar a mão na massa para que a magia aconteça nos pontos de vendas. A clareza no perfil e um excelente processo seletivo, faz toda a diferença nesse momento.
2. Treinamento: Treine, treine, treine e treine esse time! Eles precisam estar 100% por dentro do objetivo da operação e principalmente, se sentir parte dela.
3. Indicadores Claros: Qual é o objetivo de cada um? Do seu roteiro, da sua loja? O time precisa entender aonde queremos chegar.
4. Engajamento: Time engajado, resultados entregues. Você pode ter o melhor time, treiná-lo, mas, se o seu time não vê os resultados das ações que eles estão desempenhando, o fogo apaga. Informe, corrija e principalmente reconheça.
5. Reconhecimento: Meta dada, Meta cumprida? Reconheça! E aqui não precisa ser com prémios estratosféricos, porque sabemos de todos os desafios de orçamento. Existem outras formas que o time pode entender a importância dele dentro do negócio e sentir orgulho disso.
A força do time nos pontos de vendas, traz resultados incríveis para o negócio. Seja com informações relevantes, seja com o relacionamento, e principalmente, com uma execução perfeita, que é o que faz a marca aparecer, o sell out acontecer e a estratégia chegar até o fim do dia.

Viviane Antunes é formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, com especialização em Trade Marketing pela ESPM. Com 18 anos de experiência em Agências de Trade e responsável pelas operações de diversas indústrias como BIC, Hasbro, Vigor, Weber Saint Gobain, Suvinil, MARS E JBS.